um sonho em comum

ESPECIALISTAS

em ATENÇÃO INTEGRAL À PESSOA

A Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida (SC NSA) fundada em 23/04/1997, é pessoa jurídica de direito privado de caráter filantrópico - associação. 

A Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida é uma entidade com fins não econômicos que iniciou as suas atividades em 3 de abril de 1997, com duas congregações religiosa católicas da Italia, a Congregação do Filhos da Imaculada conceição e as Irmãs de Nossa Senhora Consoladora.

A finalidade foi a de instituir, gerenciar e desenvolver programas e projetos sociais com ênfase nas áreas da saúde, educação, formação e assistência social.

Em verdade a SCNSA se caracteriza pela atenção integral à pessoa, numa visão holística, considerando-a sujeito de direitos e de autopromoção.

 

Desde 12 de outubro de 2001 o Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida é Centro de Referência para o Bairro de Porto Meira, toda a cidade de Foz do Iguaçu e as cidades próximas.

 

 

Nosso objetivo é ajudar os necessitados

— Venha visitar-nos! —

 

 

1995 - 2015

— LA NOSTRA STORIA —

Quem fez experiência de escalada sabe, que a fadiga de percorrer, passo a passo, as íngremes veredas da montanha, junta-se a satisfação de olhar pra trás e ver o caminho andado sentindo vivo o desafio do que lhe espera para frente.

Era o 1989 quando esta caminhada começou com a chegada da Congregação dos Filhos da Imaculada Conceição em Foz do Iguaçu, para começar sua primeira obra social no Brasil, a convite do Bispo diocesano, Dom Olívio Aurélio Fazza.

Em 1993 é a vez das Irmãs de Nossa Senhora Consoladora chegarem em Foz do Iguaçu diretamente da Italia, para juntar forças e partilhar metas.

Assim nascia, em 1997, a Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida (SC NSA). O fato foi destacado até pelo "Osservatore Romano" órgão oficial da Santa Sé em Roma, pois duas entidades religiosas, com historias seculares, deixavam de lado suas peculiaridades e uniam o que tinham de melhor para realizar um sonho em comum. Fundamental foi a parceria com a Associação de Voluntários Dokita, ONG italiana que desde o começo acompanhou o desenvolvimento da SC NSA e de seus projetos tornando-se parceira indispensável na realização da Pré-Escola, do curso de Enfermagem e do Poliambulatório.

Grandes conquistas foram conseguidas, mas também surgiam outros grandes desafios: assumir o que já estava em andamento, como a Pré-Escola Mãe Maria, com oitenta crianças, e o posto de Saúde Padre Monti.

Daquele momento em diante houve um crescimento progressivo e constante de projetos e programas. O projeto de construção do Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida pode sair do papel e começar a se tornar realidade. A construção começou em fevereiro de 1998 e foi inaugurado aos 12 de outubro de 2001. Em janeiro de 2002 nascia o Centro de Atenção e Pesquisa em Dermatologia (CEADE), com médicos voluntários.

Apos quase dois anos de articulações foi firmado o convenio com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997), para a implantação do Curso de Enfermagem, e em 1998 quarenta acadêmicos começavam o curso no Campus de Foz do Iguaçu. Esta parceria com a Universidade viabilizou a criação do Centro de Atenção Integral ao Adolescente, em setembro de 2000, através de um projeto de extensão da nova faculdade de Enfermagem, que enfoca a saúde do adolescente.

Projeto fundamental da SCNSA é o centro educacional Infantili Mãe Maria ou Pré escola. Ela surgiu em 1993, visando atender crianças de famílias de baixa renda, com o objetivo de reduzir a taxa de evasão escolar .